CategoriaCarreira e Liderança
09/10/2023
3 minutos

Promovendo a Diversidade e Equidade no ambiente de trabalho

Indiscutivelmente, a expectativa de Diversidade, Equidade e Inclusão das empresas (DE&I) nunca foi tão grande. No clima socialmente consciente de hoje, a pressão está sobre os líderes empresariais para melhorar a diversidade e promover a equidade.

Ao implementar e promover práticas de DE&I em todas a empresa podem ajudar a construir uma cultura em que os colaboradores se sintam mais valorizados e, portanto, mais leais. Sem a ajuda da liderança, os colaboradores provavelmente moldarão a cultura da empresa sem esse foco, o que muitas vezes pode estar em desacordo com a política e a identidade da empresa.

Somente por meio de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) consistente de longo prazo as organizações poderão desenvolver e implementar com sucesso as iniciativas de DE&I necessárias.

O que é Diversidade, Equidade e Inclusão?

DE&I é uma estratégia de toda a empresa ou um conjunto de iniciativas projetadas para remover preconceitos ocultos e melhorar a diversidade, a equidade e a inclusão no local de trabalho. Em primeiro lugar, a diversidade apoia a sensibilidade às necessidades dos outros, independentemente de sua etnia, origem cultural, gênero, sexualidade ou deficiência. Em segundo lugar, a equidade estende a prática da imparcialidade a todos. Por fim, a inclusão garante que os funcionários em todos os níveis se sintam respeitados e à vontade para falar e compartilhar suas ideias.

Tais iniciativas são idealmente encontradas em programas de treinamento de pessoal, a fim de alcançar todos os departamentos e todos os colaboradores, desde a equipe de base até o CEO. Esses programas ajudam a orientar e padronizar as políticas e procedimentos da empresa e fornecem meios para que os funcionários denunciem a discriminação no local de trabalho. Eles também são uma parte fundamental do processo de recrutamento, para ajudar os recursos humanos e os gerentes de contratação a remover preconceitos inconscientes nas entrevistas e no processo de seleção de funcionários. O objetivo é fornecer valor e suporte reais por meio de iniciativas de T&D que criem impacto de longo prazo, em vez de apenas arranhar a superfície.

Por que isso é tão importante?

Embora seja a pedra angular de seu sucesso, o valor do DE&I vai muito além do cultivo da aceitação. Também pode melhorar a reputação de uma empresa fora de suas quatro paredes, pintando uma imagem positiva do negócio e da marca. Por exemplo, filtrando para marketing, publicidade e patrocínio de caridade, políticas positivas de DE&I podem ajudar a formar conexões com clientes e colaboradores em potencial.

Explorando os benefícios

Promover o DE&I em toda a sua organização é o primeiro passo para fazer com que os trabalhadores se sintam seguros, respeitados e confiáveis. Ele cria um sentimento de pertencimento, ajudando a promover relacionamentos mais fortes, construídos com base na confiança e aceitação entre a equipe e a alta administração. Isso não apenas ajuda a comunicação e a colaboração, mas também melhora a empatia e a saúde mental. E quando a equipe sente que está “em casa” no local de trabalho, é mais provável que seja aberta com suas ideias – e as ideias são o que impulsiona a inovação e a evolução da empresa.

Inclusão e pertencimento são particularmente importantes nos ambientes de trabalho remotos e híbridos de hoje, onde os trabalhadores às vezes podem se sentir mais desconectados de suas equipes. Cultivar esses atributos pode unir até mesmo as equipes mais dispersas globalmente, criar confiança e ajudar a reduzir sentimentos de isolamento e o risco de esgotamento por excesso de trabalho.

Fundamentalmente, ao enriquecer a cultura da sua empresa com DE&I, você também pode melhorar o envolvimento dos colaboradores e a satisfação no trabalho. Isso significa que os funcionários provavelmente serão mais felizes e, portanto, mais leais e produtivos. Para os empregadores, isso se traduz em melhores taxas de retenção e aquisição de funcionários. Isso, por sua vez, traz mais diversidade e mais ideias novas, impulsionando o sucesso da empresa e atraindo novos talentos, continuando o círculo virtuoso.

Outro relatório recente da McKinsey confirmou que as empresas líderes com diversidade de gênero em nível executivo eram 27% mais propensas a superar seus pares na criação de valor de longo prazo, conforme medido usando a margem de lucro econômico.

Implementação de cima para baixo

Conduzir esse tipo de sucesso não depende apenas do treinamento em T&D específico da empresa, mas também exige o comprometimento de todos no negócio.

Isso começa com o CEO e a alta administração, que são fundamentais na criação e comunicação das políticas, com o apoio dos Recursos Humanos. As equipes de T&D desenvolvem e entregam o treinamento, enquanto o RH orienta as iniciativas de recrutamento e contratação baseadas em DE&I. Os gerentes de equipe são responsáveis por adaptar e conduzir essas políticas, por meio de atividades e processos de colaboração em equipe, como avaliações de funcionários e integração.

Portanto, é essencial que recursos significativos sejam dedicados desde o início ao treinamento de liderança, para reforçar a mudança comportamental positiva.

Criar uma cultura empresarial baseada em características humanas, como aceitação, respeito mútuo e consciência comportamental, pode transformar os locais de trabalho para melhor, tanto para empregadores quanto para funcionários. Mas, mais do que isso, pode ter um impacto significativamente positivo na identidade e reputação da marca.

Alcançar este nível de sucesso requer investimento em iniciativas de DE&I, adaptadas aos objetivos da sua empresa, com formação especializada para apoiá-la. Também requer apoio entre os negócios, principalmente da liderança, que deve incorporar quaisquer novos valores de DE&I da empresa. Só então sua empresa poderá começar a perceber os benefícios consequentes em produtividade, desempenho e cultura corporativa.

Compartilhe este conteúdo:

Linkedin Instagram Facebook Whatsapp
Sugestões de conteúdos para você